quarta-feira, 10 de junho de 2015

Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Os termos Reino Unido, Inglaterra e Grã-Bretanha sempre confundiram a mente de muitos estudantes e curiosos sobre o assunto. De fato: é correto afirmar que esses termos são homônimos ou existem diferenças dentre eles? É bem simples compreender a diferença:

Inglaterra

A Inglaterra é considerada como um dos quatro países que integram o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, constituindo o membro mais importante do Reino Unido, tendo Londres como a sua capital. 


Grã-Bretanha

São duas ilhas da Europa que abrigam Inglaterra, Escócia e País de Gales. É uma união entre três países que são administrados por um mesmo governo e possui uma área de 244.820 km².

Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte


É a Grã-Bretanha somada a ilha da Irlanda. É a totalidade do reino liderado pela Inglaterra e que tem a Família Real Inglesa como chefe de estado e o primeiro-ministro inglês como líder do governo. A Irlanda ainda é governada pela Inglaterra, porém  é considerada um estado independente conhecido como Eire. 





Formação da bandeira britânica:






quinta-feira, 4 de junho de 2015

Distrito Federal

          O Distrito Federal, localizado na região central do Brasil, é ou não é um estado? Essa pergunta vem acompanhando vários estudantes da história e geografia brasileira há épocas!Muitas dúvidas e cogitações fazem parte desta unidade federativa do Brasil, porém entender como funciona o Distrito Federal é bem fácil, veja só:




1 - Localização do Distrito Federal

    
     O Distrito Federal está localizado na região Centro-Oeste do Brasil, encravado quase que totalmente no estado de Goiás, livrando apenas uma pequena fronteira com o Estado de Minas Gerais. Abriga a capital federal, Brasília, além da Câmara dos Deputados, Sede do Executivo, o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal. 

2 - Característica administrativa 

      O Distrito Federal não é um estado da República Federativa do Brasil, o mesmo não possui municípios e funciona como uma região autônoma composta por 30 Regiões Administrativas (cidades satélites), exceto Brasília que é a sede do Governo. 

3 - Objetivo da construção da nova Capital (Brasília)

     A construção da capital federal no Centro-Oeste brasileiro objetivou a ocupação do oeste do território nacional, pois, garantiria a ocupação de terras quase despovoadas e proporcionaria novas possibilidades de desenvolvimento econômico na região, além de ser menos vulnerável a ataques externos. Realmente o objetivo foi atingido, pois o contingente populacional da região teve um aumento significativo, entre as décadas de 1960 e 1970 a população do Distrito Federal quase quadruplicou, recebendo um fluxo migratório de mais de 30.000 pessoas anualmente. A construção de Brasília, além da continuidade de políticas públicas que visavam à ocupação e o desenvolvimento econômico da região, intensificou o fluxo migratório para o território.

4 - Características físicas

Extensão territorial: 5.787,784 km²
População: 2.570.160 habitantes.
População urbana: 96,6%.
População Rural: 3,4%.
Densidade demográfica: 444 hab/Km².
Crescimento demográfico: 2,3%
Habitante: Brasiliense.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,874.
Economia: predominantemente do setor de serviços.
Participação no PIB brasileiro: 3,8% (89,6 bilhões)
Relevo: é caracterizado por planalto de topografias suaves.
Ponto mais elevado: o pico do Roncador, na serra do Sobradinho, 1.341 metros de altitude.
Vegetação: Cerrado.
Clima: Tropical.
Temperatura média anual: 21°C.
Principais rios: Descoberto, Paranoá, Preto e São Bartolomeu.
Acesso à rede de esgoto: 88,8%
Acesso à água tratada: 95,4%
Coleta de lixo: 92%
Analfabetismo: 3,4%.