sexta-feira, 22 de maio de 2015

Melanésia, Micronésia e Polinésia: principais diferenças

Esses termos: Melanésia, Polinésia e Micronésia há muito causam confusão na cabeça de alguns estudantes e curiosos por aí! Na verdade, a definição e localização de cada um deles é deveras simples, já que todos estão localizados em um único continente e são apenas uma forma de organização territorial, já que os mesmos se caracterizam pelo grandioso número de ilhas que os compõem. 


Melanésia

O termo Melanésia tanto faz jus a um conceito geográfico, quanto a um conceito antropológico. No quesito geográfico, faz referência a uma das três grandes regiões da Oceania localizada a sudoeste do Pacífico, entre a Austrália e as regiões da Micronésia a norte e Polinésia  a leste. No âmbito antropológico, o conjunto de ilhas da Melanésia reúne os povos de pele escura, de feições muito similares à da maioria dos povos do continente africano. De fato, Melanésia é a combinação de dois termos da língua grega, "mélas", que significa negro, e "nesos", o equivalente a ilha, formando assim "ilhas negras". O nome surgiu no século XIX para estabelecer as diferenças entre este conjunto de ilhas e os da Micronésia e Polinésia. As ilhas que compõe a Melanésia são:

1 - Timor Leste
2 - Papua Nova Guiné
3 - Ilhas Salomão
4 - Vanuatu
5 - Nova Caledônia (território sob posse da França)
6 - Fiji

As sociedades destas ilhas, todas de pequena escala, possuíam uma organização originalmente tribal, onde prevaleciam os laços de família e complexas redes de comércio e intercâmbio. Em um ambiente de milhares de pequenas ilhas espalhadas por uma vastidão marítima, nada mais natural do que o desenvolvimento da navegação pela grande maioria dos habitantes nativos.




Micronésia

Assim como a Melanésia, o termo Micronésia está ligado a dois conceitos: um geográfico e outro antropológico. Como conceito geográfico, o nome é empregado como referência a uma das três grandes regiões da Oceania, localizada a oeste do Pacífico, entre a Melanésia ao sul, e a Polinésia a sudeste.
Esta região consiste de muitas centenas de pequenas ilhas espalhadas por uma vasta região do Pacífico ocidental. O termo "micronésia" foi proposto pela primeira vez para distinguir a região em 1831 por Jules Dumont d'Urville, que estabeleceu a divisão das ilhas do Pacífico nas três grandes áreas, como hoje conhecemos. De fato, Micronésia é a combinação de dois termos da língua grega, "mikros", que significa pequeno, e "nesos", o equivalente a ilha, formando assim "pequenas ilhas". Ao mesmo tempo, há um estado independente desde 1986 chamado Micronésia, dentro da mesma região, cujo nome é exatamente uma referência à área geográfica.
No âmbito antropológico, temos o povo micronésio, que forma muitas etnias e foi uma das últimas culturas nativas da Oceania a se desenvolver, a partir de uma mistura de melanésios, polinésios e filipinos. De fato, as várias culturas micronésias se identificam com um desses três povos que a formaram originalmente. As ilhas que compõem a Micronésia são:

1 - Estados Federados da Micronésia
2 - Ilhas Marshall
3 - Kiribati
4 - Ilhas Marianas do Norte (território sob posse dos Estados Unidos)
5 - Nauru
6 - Palau
7 - Guam (dependência dos Estados Unidos)

*Parte dos territórios de Palau e da Micronésia formam as Ilhas Carolinas.
*Guam e as Ilhas Marianas do Norte formam juntas as chamadas Ilhas Marianas.



Polinésia

Semelhantemente aos demais, o termo Polinésia está ligado a dois conceitos, um conceito geográfico e outro linguístico-antropológico. Como conceito geográfico, o nome é utilizado para se referir a uma das três grandes regiões da Oceania, localizada a leste do Pacífico, entre a Australásia (que abriga a ilha de Nova Guiné, Austrália e Nova Zelândia) a sudoeste, a Micronésia a noroeste e Melanésia  a oeste. No âmbito linguístico-antropológico, temos o povo polinésio, espalhado pelas várias ilhas da região de mesmo nome. Considera-se polinésio o nativo falante de alguma língua polinésia. A partir dessa definição, entende-se como parte da Polinésia as ilhas contidas dentro do chamado triângulo polinésio, cujos vértices são a Nova Zelândia (considerada como parte tanto da Polinésia quanto da Australásia), o arquipélago do Havaí e a ilha de Páscoa (Rapa Nui). Politicamente, podemos dividir a Polinésia em:

1 - Samoa
2 - Tonga
3 - Tuvalu
4 - Havaí (Estados pertencente aos Estados Unidos)
5 - Samoa Americana (território pertencente aos Estados Unidos)
6 - Baker (território pertencente aos Estados Unidos)
7 - Howland (território pertencente aos Estados Unidos)
8 - Jarvis (território pertencente aos Estados Unidos)
9 - Johnston (território pertencente aos Estados Unidos)
10 - Palmyra (território pertencente aos Estados Unidos)
11 - Polinésia Francesa (território pertencente a França)
12 - Wallis (território pertencente a França)
13 - Futuna (território pertencente a França)
14 - Cook (pertencente a Nova Zelândia)
15 - Tokelau (território pertencente a Nova Zelândia)
16 - Niue (território pertencente a Nova Zelândia)
17 - Chatham (território pertencente a Nova Zelândia)
18 - Pitcairn (Departamento Ultramarino Britânico)
19 - Ilha de Páscoa (Chile)

No passado, os povos polinésios eram habilidosos navegadores e construtores de canoa, conhecidos pela criação de embarcações de casco duplo, capazes de viajar grandes distâncias. Suas sociedades são organizadas de forma hierárquica, onde os indivíduos de maior status social traçam sua descendência diretamente dos deuses.



Então pessoal, espero ter ajudado!

5 comentários: