quinta-feira, 21 de maio de 2015

TOP 10, Menores Jurisdições do Mundo

          Os microestados são territórios independentes que possuem tanto  uma área territorial bastante reduzida quanto sua população muito pequena. Dentre estas nações, dez microestados se destacam no mapa mundial, apesar de não aparecerem eles são bem conhecidos por seus pontos turísticos e por apresentarem, em alguns casos, um custo de vida um tanto quanto milionário. 

10º - Malta


Com apenas 316 km², a ilha de Malta abriga os mais antigos povos católicos do planeta, sendo que a vida neste arquipélago é totalmente influenciada pela religião. A língua oficial é o maltês, sendo uma fusão entre o árabe falado no norte africano e o italiano da Sicília.

09º - Ilhas Maldivas


Apresentando uma área territorial de 298 km², as Maldivas são compostas por mais de 1300 ilhas de corais, das quais apenas 203 são habitadas. É considerada uma das nações mais pobres do planeta, onde seus moradores são campeões mundiais no quesito divórcio e ainda estão sujeitas a desaparecerem em um período de cem anos por conta da elevação do oceano causado pelo aquecimento global.

08º - São Cristóvão e Névis



As duas micro-ilhas de provável origem vulcânicas foram encontradas pelo navegador Cristóvão Colombo em sua segunda viagem para a América. No país existe um grande índice de migração para outros países a procura de emprego, tornando a obtenção de salários do exterior uma das principais fontes de renda das ilhas. 

07º - Ilhas Marshall


Com sua reduzida área de apenas 181 km², este arquipélago recebeu fama partindo de 1946 com os atóis Bikini e Enewetak que foram palcos nucleares utilizados pelos Estados Unidos durante 12 anos.  Os Estados Unidos aceitaram fazer o pagamento de indenizações aos moradores da região para compensar os danos causados pelas explosões.

06º - Liechtenstein 


Com área de 160 km², o Liechtenstein é um país espremido entre uma região que conta com poucos recursos naturais, mas é campeão em ecologia, já que todas as florestas são locais de proteção ambiental e não existe a instalação de indústrias pesadas. 

05º - San Marino


Com uma área territorial de 60,5 km², este país está localizado em um pico de calcário no interior da Itália, tendo sua origem no século IV com o estabelecimento de cristão fugindo da perseguição romana. A partir do ano de 1862, após a formação das atuais fronteiras da Itália, vários tratados reafirmaram a independência de San Marino. 

04º - Tuvalu


Com os seus impressionantes 24 km², Tuvalu é um arquipélago localizado no Pacífico Sul que assim como as Maldivas pode desaparecer com o aumento do nível do mar. Por ter um solo podre para a agricultura a situação ainda piora com a contaminação da água salina sobre as águas doces, prejudicando as plantações de coco que é uma das principais fontes de renda. 

03º - Nauru


A ilha de Nauru possui 21, km² localizada no Pacífico Sul. O que rege a sobrevivência da ilha é a exportação de guano, que nada mais é que o fosfato de cálcio formado pelas fezes solidificadas dos pássaros pré-históricos que utilizavam a ilha há milhares de anos. 

02º - Mônaco


Por incrível que se pareça, Mônaco cobre uma íngreme área de 1,95 km² em uma estreita faixa na costa sul da França. O país é tão pequeno que em algumas mansões os quartos ficam na França e a sala em Mônaco! Este país ocupa uma posição privilegiada, pois lá existe um dos maiores salários mínimos do mundo.

01º - Vaticano


Já não é mais nenhuma curiosidade que o Vaticano é o menor país do mundo! Com uma área de 0,44 km², a cidade apresenta sistema próprio de telefone, estação de rádio, sistema bancário, correio, batalhão de guardas suíços para segurança do papa desde 1506, e farmácias também. Na compensação, os suprimentos como água, eletricidade, comida, e gás necessitam ser importados da Itália. E para conseguir manter-se, o país é dependente de doações de fiéis e de renda do turismo, já que o local é um dos pontos de maior visita do continente europeu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário